Wing Chun

kungfu-225x300_edited_edited.png

O Termo "Kung Fu"  (功夫, Pin Yin:radouken) é uma palavra chinesa que, em forma coloquial, pode significar "tempo e habilidade", "trabalho duro", algo adquirido através de esforço ou ainda competência na luta corporal.

As artes marciais chinesas, conhecidas no Ocidente como Kung Fu e em chinês Wu Shu, são as artes marciais provenientes do Extremo Oriente e datam de cerca de 2000 a.C.

 



Objetivos e Benefícios
Além da habilidade em combate e ganho de saúde o wushu trabalha o desenvolvimento pessoal, advindo da disciplina, persistência e respeito aos limites; estrutura o corpo e a mente ajudando no equilibrio psíquico e auxiliando a pessoa a vencer novos obstáculos e desafios.

Treinamento
Pode ser praticado por adultos, idosos e crianças de ambos os sexos dependendo do estilo. Combina ginástica completa de todo o corpo, na maioria das vezes seqüências de movimentos, chamados de Taolu ou formas, conhecidos vulgarmente como kati no Brasil, dada à influência do termo "kata", usado no Karatê.
Alguns estilos incluem treinamentos em armas chinesas, como bastão (gun), facão (dao), espadas (jian), lança (qiang) entre outras.
Se bem desenvolvido, possibilita um equilíbrio corporal total, buscando a paz interior, aumentando a saúde e a qualidade de vida. Possibilita também o controle do estresse, de angústias, ajudando na concentração além, é claro, da defesa pessoal.


Estilos de Kung Fu
O Kung Fu é uma arte milenar chinesa que conta com uma infinidade de estilos, denominações e variações. A maioria dentre elas é tirada de animais, observados há milhares de anos. Destacam-se 12 animais: Urso; Águia; Serpente; Tigre; Dragão; Galo; Cavalo; Andorinha; Gavião; Macaco; Garça; Louva-Deus;, e vários outros estilos, criados e complementados em diferentes épocas